Atrações


O Museu de Pesca tem muitas atrações. Lá se pode encontrar espécies raras de tubarão, coleções de conchas, areias brasileiras, corais, aves marinhas e muito mais.


Sala dos Mamíferos Marinhos
Medindo 23 metros de comprimento e pesando 7 toneladas, um esqueleto de Baleia Fin (Balaenoptera physalus) é a maior atração do Museu de Pesca. O esqueleto encontra-se suspenso no primeiro andar do edifício. Sua origem é de uma baleia que encalhou em Peruíbe, no ano de 1942. Um recorte no piso, com um enorme vidro, permite avistá-lo logo do andar térreo. Esta espécie de baleia esta quase extinta, devido a caça predatória e a poluição dos mares.
Outra atração é o Leão Marinho (Otaria flavescens), que habita águas geladas, desde o norte do Peru a Oeste da América do Sul até o Sul do Brasil. É um animal robusto, de focinho curto e orelha pequena, que pode medir 2,5 m e pesar 300 Kg (machos) ou medir 1,8 m e pesar 144 Kg (fêmeas). O espécimen exposto é Macaé, o leão-marinho que durante muitos anos encantou os visitantes do Aquário de Santos.
Também se pode ver o Lobo Marinho (Arctocephalus australis), a Toninha (Pontoporia brainvillei), a Foca Caranguejeira (Lobodon carcinophagus) e a Cachalote Anã (Kogia sp).

A ossada de uma baleia de 23m - a principal atração.
Sala dos Tubarões
O destaque dessa sala são os espécimes taxidermizados: o anequim, com cerca de 3 metros de comprimento (que encalhou em Santos no reveillon de 1998, próximo ao Canal 6) e o menor tubarão do mundo - otubarão anão, com 25 cm de comprimento quando adulto. Também se poderá conhecer a anatomia de um tubarão e aspectos da reprodução dos tubarões. Também se pode obter informações sobre a vida dos tubarões e sobre o lado econômico de sua captura (há cartilagens e sapatos feitos de couro de tubarão).

Uma das espécies expostas na Sala dos Tubarões.
Sala das Tartarugas
Abriga as diferentes espécies de tartarugas que habitam o litoral brasileiro. Aqui podem ser vistas quatro das cinco espécies que utilizam as nossas praias para desovar: a tartaruga Verde, a Cabeçuda, a Pente e a Oliva. As tartarugas aqui expostas foram mortas em razão de interações antrôpicas negativas, como a pesca com redes de emalhe ou a ingestão de lixo jogado pelo homem no mar.


Sala de Areias e Conchas
Nessa sala se pode ver uma coleção com amostras de areia de cada uma das praias do imenso litoral brasileiro (segundo o Guia Quatro Rodas, são cerca de 2.400 praias em mais de 8 mil km de litoral).
Nessa mesma sala o visitante ainda poderá apreciar uma exposição de conchas com mais de 300 espécimes devidamente catalogados.


Sala das Aves
Aqui se pode apreciar siversas espécies de aves que habitam a costa, como atobás, petreis, albatrozes e pinguins. Algumas das peças estão expostas na forma de esqueletos, a fim de mostrar a complexidade da estrutura óssea das aves.

A Sala dos Tubarões tem exemplares de várias espécies em mostra bem organizada.
O Museu de Pesca está em reformulação, com muitos projetos, novidades e interatividade com o público visitante, como a Ala Lúdica Petrobrás, que abrange três salas: a Sala do Mar, a Sala do Barco e a Cabine do Capitão.


Sala do Mar
Apresenta um diorama com a reprodução fiel dos seguintes ecossistemas:
- fundo arenoso
- costão rochoso
- praia arenosa
- manguezal
Resina, cola e outros materiais recriam os ambientes marinhos, com seus peixes, conchas, caranguejos, moluscos, anêmonas, estrelas-do-mar, sem esquecer nenhum detalhe.


Sala do Barco
Onde os visitantes podem receber noções básicas de navegação.


Cabine do Capitão
Sala que simula a cabine do Capitão Padilha.


A Ala Lúdica Petrobrás funciona como palco para um diálogo com as crianças, misturando realidade e fantasia. O "envolvimento lúdico permite internalizar uma mensagem, um conteúdo, de maneira a transformar comportamentos, a concretizar um processo de educação para o bem do ambiente e da vida".
A Petrobrás é o principal patrocinador dessa Ala, para a qual também contribuíram a Associação dos Amigos do Museu de Pesca e o próprio Governo do Estado de São Paulo.


Para quem quiser conhecer mais sobre as diferentes espécies de mamíferos marinhos que existem no nosso litoral e sobre a diversidade e a preservação do costão rochoso, o Museu de Pesca promove visitas monitoradas e outras atividades educativas. Agende pelo telefone (13) 3261-5260, de quarta a domingo, das 10h às 18h.
©2004-2011 VivaSantos