Aquário: à serviço do meio ambiente
 
Além do acervo de animais, o Aquário Municipal de Santos oferece visitas monitoradas e atividades relacionadas à cultura, além de prestar relevantes serviços na área da Biologia Marinha. Seu Setor de Veterinária presta assistência a animais cativos e aos que frequentemente aparecem doentes ou feridos, nas praias da região.
 
O parque participa do Projeto Tamar, voltado à preservação das tartarugas, e é o único no Brasil a expor esse animal. O Aquário conta ainda com o único filhote de pingüim nascido em cativeiro, no Brasil.
 
Com a reforma, o Núcleo de Educação Ambiental do Aquário e a biblioteca agora tem mais espaço para atender escolas e arquivar o material.
O Núcleo promove palestras, visitas monitoradas e cursos com temas relativos a animais marinhos e de água doce, bem como seus ecossistemas, estimulando a preservação ambiental.
 
Na visita monitorada a pessoa fica sabendo, por exemplo, que o tubarão tem esqueleto cartilaginoso e troca os dentes a cada 28 dias, que o pirarucu e a pirambóia são peixes de água doce que respiram por pulmões, e não brânquias, e que animais como a garoupa e o polvo são miméticos, já que usam camuflagem para se defender e também atacar suas presas.
Visitas monitoradas
 
As visitas monitoradas são dirigidas a faculdades, escolas e outros grupos, de até 50 pessoas. Realizadas de maio a junho e de agosto a novembro, o enfoque é escolhido pelos visitantes entre Ecossistemas de Santos, Animais do aquário, Biologia de mamíferos marinhos, Biologia de répteis marinhos, Biologia de peixes, Oficina de reciclagem.
 
Veja Info para para horários de funcionamento, localização e como agendar uma visita monitorada.
©2004-2015 VivaSantos