Pontos de pesca da região
Santos
Santos tem muitos locais propícios à pesca em várias modalidades. Apontamos dois locais que se destacam principalmente pela grande facilidade de acesso. O primeiro é a Ponta da Praia, onde se pesca das muretas da calçada, no trecho que começa no Aquário Municipal e vai até a Rua do Peixe; nesta última você poderá encontrar iscas frescas. Em 2003 a Prefeitura Municipal construiu o "Deck dos Pescadores", que avança no Estuário e possui iluminação para a pesca noturna. O outro, na divisa com São Vicente, é conhecido como Quebra-Mar, onde se pesca das pedras dispostas paralelamente à praia. Em ambos os locais o pescador iniciante sempre vai encontrar frequentadores prontos a ensinar truques, dar dicas sobre os melhores locais e conselhos sobre o material adequado a usar - o usual são varas de 3,30 a 3,90 m e molinetes com no mínimo 150 metros de linha 0,30 mm. As iscas utilizadas são os camarões descascados, corruptos e sarnambis. Betaras, corvinas, bagres brancos e amarelos são alguns exemplos de peixes que podem ser capturados nesses locais.

O "deck dos pescadores" foi construído em 2003 pela Prefeitura
para atender uma tradição secular: a pesca de vara na Ponta da Praia.
São Vicente
Em São Vicente, o local de mais fácil acesso para a pesca é o trecho que vai da Praia da Biquinha até a Ponte Pênsil, de onde se pesca das pedras e lajes ali concentradas. A presença de boxes demarcados para competições de pesca só pode indicar que o local é bom para esse hobbie. O material normalmente utilizado são varas de 3,30 a 3,90 m dotadas de molinete e iscas como camarão, corrupto, sardinha e lula, de fundo ou meia-água com o auxílio de bóias. Frequentadores desse local de pesca contam que ali se pode capturar betaras, espadas, miraguaias e robalos. Ainda em São Vicente, você também pode optar pela pesca embarcada. Informe-se com a Nautilus Club pelo fone (13) 3567-1229. A firma conta com guias experientes e material de pesca a bordo e você poderá pescar nas águas próximas à São Vicente ou até em mar aberto.

Pescadores na Biquinha, em São Vicente.
Guarujá
No Guarujá há dois bons locais, de fácil acesso e sempre frequentados por pescadores habituês que poderão dar uma ajuda aos novatos: o Morro do Maluf e a Ponta das Astúrias. A pesca é como a de costão, com seus riscos e desconfortos, mas dá para instalar uma cadeira de praia e uma caixa térmica do lado. O material mais usado são as varas de 3,30 a 3,90 m dotadas de molinete com no mínimo 150 m de linha 0,30 mm e iscas frescas como o camarão e o corrupto. Nesses locais você poderá capturar betaras, espadas, corvinas, raias e pequenos cações.
Você poderá optar pela pesca embarcada, através da Angler Adventures, que fica na Marina do Torto (tel. 13 3354-2857). A Angler oferece guias e instrutores na captura de anchovas, olhetes e xaréus próximo à Ilha de São Sabastião. Para essa modalidade, leve varas de 2,13 m, indicadas para linhas de 12 a 25 lb, iscas artificiais e molinetes ou carretilhas com no mínimo 100 m de linha 0,40 mm.
Outra opção é a HobbyTur (tel. 13 3392-2897 ou 3392-2902), que oferece traslado, varas, iscas e até lanche.
 
Bertioga
A pesca mais atrativa em Bertioga é a pesca embarcada, no Canal.
Do entreposto de peixes, junto ao terminal de balsas que fazem a travessia para São Sebastião, se parte em direção ao Canal da Bertioga para a captura de robalos, pescadas, corvinas, espadas e muitos outros.
Para se inteirar completamente sobre as opções de pesca e todas as dicas, procure Ted, proprietário da Marina Aquazul, fone (13) 3317-1272.
Leve varas de 1,80 a 2,40 m, iscas vivas ou artificiais e molinetes com no mínimo 100 m de linha 0,40 mm.
Ao lado, a pesca embarcada no
Canal da Bertioga é uma boa opção.
 
Praia Grande
Praia Grande tem um dos melhores pontos de pesca do litoral sul na reserva militar da Fortaleza de Itaipu, cujo acesso é controlado - é preciso retirar com antecedência autorização de ingresso fornecida pelo 6° GACOSM, junto à Fortaleza (solicite fax com maiores detalhes pelo fone (13) 3491-3322). Ali, os grandes tubos da fortaleza, contornando o morro, propiciam a existência de espécies de fundo rochoso e peixes típicos de mar aberto - o habitual é a captura de pampos, betaras e corvinas, mas também podem ser pescados peixes como sargos, garoupas, pescadas e robalos. Leve varas de 3,30 a 3,90 m, molinetes com no mínimo 150 m de linha 0,35 mm e iscas frescas como corruptos, saguaritás, camarões e sarnambis.
 
Mongaguá
Mongaguá possui a única plataforma marítima de pesca de todo o Estado de S.Paulo. De fácil acesso, o local dispõe de banheiros, amplo estacionamento, lugar para a limpeza dos peixes e enorme quantidade de barraquinhas de lanches e bebidas. O ingresso é barato e dá direito à permanência de 12 horas com um intervalo de 30 minutos; menores de 7 anos tem entrada franca e aposentados podem obter autorização para livre acesso junto à Prefeitura. O mais comum é a captura de betaras, bagres, corvinas e roncadores, embora habituês do local informem que, embora mais raros, também se pode pegar pescadas, robalos e cações - a Prefeitura da cidade mantém um quadro permanete com os recordes obtidos no local. Leve varas de 2,40 a 2,70 m para pescar junto e sob a plataforma, varas de 3,30 a 3,90 m para arremessos mais longos, molinetes ou carretilhas com no mínimo 150 m de linha 0,30 mm.

Em Mongaguá pode-se pescar do alto de uma plataforma
marítima - a única do Estado de São Paulo.
Itanhahém
Itanhahém apresenta vários locais para a boa pesca. Na barra do Rio Itanhahém, onde ele se encontra com o mar, pode-se capturar betaras, robalos e bagres (saris, bandeiras e amarelos), arremessando da praia em direção ao canal. Ainda nas proximidades, as pedras que se concentram junto ao Iate Clube também tem fama de ser um bom local de pesca, com predomínio das varas longas (3,30 a 4,50 m) para arremessar até 200 g de peso e molinetes que comportem no mínimo 200 m de linha 0,35 mm.

Itanhahém tem vários pontos de pesca.
Subindo mais o rio, entre a barra e a ponte da estrada Manoel da Nóbrega, as pedras colocadas para conter o avanço do mar é ponto da concentração de carapicus e carapebas, capturados com varas simples, de 3 a 4 m, anzóis pequenos e iscas frescas de camarão. Outro local é o atracadouro que fica à direita da estrada no sentido Itanhahém-Peruíbe (acesso pela saída antes da ponte). Ali, as amplas plataformas de concreto propiciam pescarias de arremesso com conforto - varas de 2,70 a 3,60 m para até 100 g de peso e molinetes para 100 m de linha 0,35 mm. Se a opção for a pesca embarcada, há várias marinas que alugam barcos de alumínio para pescarias no rio, ou ainda barcos com guias, de 28 a 32 pés, e escunas de 15 m para saídas em mar aberto.
©2004-2015 VivaSantos