Praias - um centro de atividades físicas
A orla das praias de Santos é palco das mais variadas atividades físicas, desde os esportes náuticos aos esportes praticados na areia, do cooper de todo dia, aos passeios de bicicleta, skate ou patins na ciclovia. Ou ainda uma simples caminhada na beira d'água ou nas calçadas, admirando a linda vista do mar e desanuviando o espírito dos problemas da rotina diária.
A administração municipal dá todo apoio e incentivos para que o santista adquira e mantenha hábitos saudáveis, promovendos eventos esportivos, aulas gratuitas e fornecendo infra-estrutura para que essas atividades sejam feitas de forma segura e confortável para todos.

Jogo de bocha na praia do Gonzaga, em frente à Praça das Bandeiras,
onde costumam se encontrar os aficcionados deste esporte.
Futebol de praia
O futebol de praia, juntamente com o tamboréu, é um dos esportes amadores mais incrementados da cidade, com muitas agremiações, algumas delas reunidas na Liga Amadora de Futebol de Praia de Santos, como os clubes amadores Igaratá, Campos Melo, Náutico, etc.
Dentre as modalidades do futebol de areia, o mais praticado em Santos é o de gol caixote, que se originou do futebol tradicional, mas que tem regras ligeiramente diferentes. A diferença mais gritante está no próprio gol, cujas traves medem 1,5 m de largura por 1,80 m de altura, e onde não existe a figura do goleiro. O número de jogadores não precisa ser necessariamente 11 - com 8 jogadores por equipe já se faz um bom jogo. O jogo é apitado por apenas um juiz, dispensando-se os bandeirinhas, já que não existe o impedimento. Os jogadores se distribuem de forma semelhante ao futebol tradicional: defensores, meias, volantes e atacantes. Ao contrário do beach soccer, futebol de praia praticado principalmente no Rio e popularizado por Júnior (ex-seleção), o futebol de gol caixote permite explorar a velocidade e habilidade dos jogadores devido às vantagens oferecidas pela maior característica das praias santistas, que é a largura da faixa de areia (mais ou menos 100 metros) e o piso regular, principalmente bem próximo ao mar, onde os aficcionados costumam armar seus gols. E eles são tantos que, faça chuva ou faça sol, se pode notar os campos enfileirados ao longo de nossos 7 km de praias.

O FC77 - Futebol & Cerveja 77, uma das muitas agremiações de futebol
de areia da cidade - o esporte incrementa as amizades.
Tamboréu
Esporte tipicamente santista. É uma variação do tênis, só que as raquetes são substituídas por pequenos tambores. Sua prática ocorre todos os dias, em toda a extensão da orla, até às 10h30.
Saiba mais em Esportes-Tamboréu


Cooper - Jogging

O cooper de todo dia fica mais fácil com as marcas de identificação das distâncias percorridas que a Prefeitura instalou junto à calçada interna dos jardins da praia. Os melhores horários são os de sol ameno: ao amanhecer ou no final da tarde.
Veja mapa de distâncias da orla ao final da página
 
Ginástica na Praia
A Prefeitura instalou equipamentos para a prática de exercícios, como barras paralelas e pranchas para abdominais junto ao canal 3, na faixa de areia próxima à calçada interna da orla. Além disso, ela promove aulas gratuitas de ginástica, capoeira e vôlei. O Projeto Ginástica na Praia, coordenado pelo Prof. Benigno Rodrigues Neto, promove aulas de ginástica localizada, pedestrianismo e caminhada. Dirigido a pessoas acima de 15 anos, o programa já conta com 500 alunos de ambos os sexos e idades variadas. Aulas pela manhã e à noitinha, nos Postos 2, 4, 5 e 6 da orla.


Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan é uma prática milenar constituída de exercícios respiratórios, auto-massagem e alongamentos, baseada nos conceitos da medicina tradicional chinesa e no Chung-yi (medicina taoísta de equilíbrio). O Tai Chi, ótima atividade física para combater o stress, tensão pré-menstrual e artrites, proporciona maior resistência às doenças, saúde e consequente prolongamento da vida.
A Prefeitura mantém convênio com a Associação do Mestre Augusto Leitão, que ministra aulas gratuitas em 5 diferentes pontos da cidade: Posto 3 (Gonzaga), Posto 4 (Boqueirão), Orquidário, Jardim Botânico e na sede da Associação. Normalmente as inscrições acontecem no início do mês de março. Para mais informações, procure a Associação, que fica na Rua Carvalho de Mendonça, 160.

Aula de Tai Chi Chuan promovida pela Prefeitura (foto Setur).
Surf
Os lugares mais concorridos para esta prática são os canais 1 e 2, principalmente o quebra-mar no Emissário Submarino (praia do José Menino); no entanto, em dias de ressaca podemos ver surfistas espalhados por toda a orla. Santos já produziu muitos atletas famosos na modalidade. Existem muitas escolas de surf em Santos e o melhor programa de treinamento do país.
Saiba mais em Esportes-Surf


Frescobol
Durante os meses de dezembro, março e julho, a prática do frescobol é permitida até às 9h, na área até 100 m de distância dos canais, para que não perturbe os banhistas ou cause acidentes com a bolinha. Após às 16h, é permitido em toda a extensão da praia.


Esportes náuticos
Na Ponta da Praia, junto ao Aquário, é permitida a prática de vários esportes náuticos como jet ski, wind surf, caiaques, banana boats, etc. No restante da orla, as práticas são proibidas para evitar acidentes envolvendo banhistas.

Caminhadas pela orla e o futebol na areia: tudo fica melhor
com a bela paisagem e a fresca brisa do mar (foto PMS).
 
Horários para as atividades nas praias
Todos os esportes praticados na faixa de areia da orla de Santos são regulamentados e fiscalizados pela Secretaria de Esportes e Turismo de Santos. Para evitar problemas na hora do lazer, é bom conhecer as leis que normatizam a prática de atividades nas praias:
Tamboréu e minitênis: liberado em toda a extensão da praia, todos os dias até às 10h30 e depois das 16h.
Vôlei, futVôlei e basquete: liberado para entidades cadastradas, todo dia, nas áreas reservadas, conforme a legislação.
Frescobol: liberado todo dia, até 9h, na área até 100 m de cada lado dos canais e após 16h, em toda a extensão das praias.
Futebol: liberado todos os dias até 9h na área até 100 m de cada lado dos canais, e após às 17h em toda a faixa de areia.
Surf: liberado todos os dias, do Canal 2 até a divisa com S. Vicente.
Esportes náuticos: liberado, em todos os horários, no trecho da praia em frente ao Aquário Municipal.
imprimir
©2004-2015 VivaSantos